EXAME DE ELETROENCEFALOGRAMA COM MAPEAMENTO CEREBRAL

O QUE É ELETROENCEFALOGRAMA?

​O eletroencefalograma é um exame de extrema importância, para detectar doenças e distúrbios cerebrais ou do sistema nervoso central e alterações vasculares que podem colocar o paciente em risco. O EEG como é conhecido, é considerado um exame não invasivo, simples, indolor, sem contraindicações e que pode ser feito em qualquer idade.
Com o avanço da tecnologia no campo da medicina o exame ganhou ainda mais importância. Pois informações de qualidade, contribuem grandemente no diagnóstico de diversos problemas cerebrais e em aplicações de novas técnicas terapêuticas, como é o caso do Neurofeedback que utiliza o EEG como auxiliar no treinamento, melhorando assim significativamente a qualidade de vida dos pacientes.

O QUE PODE SER DETECTADO NO ELETROENCEFALOGRAMA?

A epilepsia é a principal anormalidade investigada ao se solicitar um exame de eletroencefalograma, mas o exame ajuda também na investigação das condições neurológicas que precisam ser diferenciadas da epilepsia, na investigação de problemas na medula espinhal ou sistema nervoso no geral e de alguns distúrbios do sono. Pode ainda ser usado durante as cirurgias cerebrais ou enquanto o paciente estiver sob o efeito de anestesia.

QUAIS DOENÇAS OU DISTÚRBIOS PODEM SER IDENTIFICADOS COM O EEG?

• Eplepsia;
  • Estrutura anormal no cérebro (como um tumor);
  • Morte de algum tecido que bloqueia o fluxo cerebral (pode ser causado por AVC);
  • Sangramento anormal (hemorragia);
  • Distúrbios do sono;
  • Edema cerebral;
  • Enxaqueca e outros tipos de cefaleia;
  • Entre outros…